Catete

O charmoso Catete é conhecido pela elegante arquitetura comercial, como a antiga residência do presidente, o Palácio do Catete.
Situado em jardins exuberantes, o palácio abriga o Museu da República, que exibe obras de arte e artefatos que contam a história política do Brasil.
Nas proximidades, o Museu de Folclore Edison Carneiro mostra cerâmicas e figuras de madeira tradicionais.
Lanchonetes casuais servem cerveja e comida brasileira caseira.
Catete é um bairro da Zona Sul do município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil.
Tradicional e histórico, o bairro já sediou a presidência da república brasileira, que ficava localizada no Palácio do Catete (tombado pelo patrimônio público; hoje um museu e o principal monumento do bairro).
Assim como os bairros próximos de Glória e Santa Teresa, era um dos bairros mais valorizados da cidade no passado. Possui forte comércio e muitos sobrados construídos no final do século XIX e início do século XX, no período da belle époque carioca.
Seu índice de qualidade de vida, em 2010, era de 0,927, colocando o bairro na 17º posição entre os bairros da cidade. É o 12º bairro mais valorizado da cidade, segundo o índice de valorização imobiliária da cidade.
Com a transferência da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília em 1960, o bairro perdeu quase a totalidade de sua relevância populacional e econômica, tendo se recuperado apenas ao longo das últimas duas décadas.
Beneficiado, sobretudo, por sua localização estratégica dentro da capital fluminense, ligando o Centro da cidade à Zona Sul da mesma.